quarta-feira, 22 de junho de 2011

Heróis da Humanidade


A Escherichia coli é uma heroína da Humanidade. A comunicação escrita que podem encontrar é a legenda de um módulo interactivo virtual. Funciona como a legenda que recontextualiza a obra. Ao carregar no botão, acende a luz que nos revela uma E. coli em vidro criada por Luke Jerram.


A legenda do módulo motiva a interacção, leva a carregar no botão e descobrir a grande E. coli. Apresentá-la primeiro como heroína da nossa espécie, pretende intrigar o utilizador e motivá-lo a descobrir mais.




As legendas acompanham a exploração visual em 5 páginas/ paineís. A informação escrita para além de intrigar, introduz algumas respostas breves que podem iniciar o utilizador no processo de descoberta:

(1) Heróis da Humanidade; Sem este herói, o Homem não existiria como o conhecemos! Para o ver, carregue no botão.

(2) Quem? Esta é uma bactéria da espécie Escherichia coli da família ENTEROBACTERIACEAE. Está aqui representada a uma escala aproximada de 1:1'000'000!

(3) Heróis? As E. coli são heroínas do nosso avanço científico e tecnológico! O seu genoma tem milhares de genes que codificam mais de 4000 proteínas. São usadas como modelo experimental, contribuem para compreender a maquinaria celular. Cultivadas em laboratórios industriais produzem fármacos importantes, como a insulina.

(4) Onde vivem? O habitat das E. coli é no lúmen intestinal de animais de sangue quente. Vivem ali em simbiose connosco, importantes na nossa digestão. Um ser humano tem mais E. coli no intestino do que há Homens na Terra!

(5) Porquê esta forma? As Escherichia coli têm a forma de um bacilo. Têm muitos flagelos, pequenas extensões, importantes à sua locomoção. Estas bactérias têm ainda umas extensões maiores, as fímbrias, que lhes permite aderir ao epitélio intestinal.

6 comentários:

  1. Espetacular, João!
    É melhor patenteares a ideia rápido! ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito bem João. É como se estivesses a partilhar uma conversa numa tolha de papel numa mesa de café!

    ResponderEliminar
  3. E depois vem a surpresa: trata-se de uma visita interactiva à Escherichia coli. Ficava bem no "cubo multimedia".

    ResponderEliminar
  4. ;) ainda bem que gostaram!
    um cubo multimedia com projecções nas paredes e sensores tácteis que nos levassem nessa visita, António, à la "Era Uma vez a Vida" pelo interior de uma simpática E. Coli... :)

    ResponderEliminar
  5. Sim, uma cave multimedia imersiva sensível ao movimento junto das paredes e eventualmente ao multi-toque...tanto serve para a E.Coli como para outra célula. Mimicando a resposta da parede celular a diversos fenómenos...Era um projecto em que não me importaria de participar.

    ResponderEliminar
  6. [Estou a adorar esta sinergia virtual] Força nisso!

    ResponderEliminar